Linguagem denotativa e conotativa

Quando escrevemos ou falamos, valemo-nos do significado das palavras para expressar nossas idéias. Se quisermos ser objetivos no que redigimos ou falamos, precisamos utilizar uma linguagem denotativa, cujo significado real está no dicionário. É a palavra empregada na sua significação usual, literal, referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária. Agora, se quisermos evocar idéias através da emoção ou subjetividade, temos a conotação, que corresponde a uma transferência do significado usual para um sentido figurado. Quando isso acontece, as figuras enriquecem o texto ou discurso. Sem elas, a comunicação fica, digamos, pobre, árida, sem vida. “Quanto mais dramática e não-usual a comparação, mais vívida a imagem que é evocada. Além disso, quanto mais interessante a comparação, mais vívida a imagem.” (djj)

About these ads

147 opiniões sobre “Linguagem denotativa e conotativa

    • Olá. Obrigado por escrever. Infelizmente, por enquanto, não há tempo para mais exemplos. No livro PREGAÇÃO CRIATIVA tem dezenas de exemplos. Alguns aos poucos virão para cá… Abs.

  1. CONOTAÇÃO : É a associação,cultural e emocional que está para além do significado estrito ou litoral de uma palavra,frases ou conseitos

    DENOTAÇÃO : De um ter mo e o objeto pelo qual o mesmo se refere.É o emprego daa palavra no seu sentido proprio comum,habitual,presiso e aquele que conta no disionario.

  2. Lembrando: este blogue somente traz trechos sintéticos sobre diversos assuntos relacionados com homilética e criatividade, como conotação e denotação. Ele NÃO PODE SER ser fonte para trabalhos escolares ou qualquer outra pesquisa aprofundada.

  3. eu adorei é porque só tenho 11 anos e o meu professor mandou eu pesquisar sobre isso.edvalda isso nao é para gente velha.nao fique irritada,isso é para melhorar o aprendizado tá.

  4. desculpe aronbados EU ACHEI MUITO CHATO ARONBADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOPUTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA”****************************************************************************************************”

  5. ñ entendi porcaria nenhuma…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    estou falando sobre os cometarios

  6. olha eu acho que vcs estao querendo tudo mastigado e por isso nao gostaram porque ai esta explicando direitinho o que é a linguagem denotativa e conotativa ou seja a linguagem conotativa é a figurada ou seja.
    EX: voce é uma gatinha!. trata -se de uma linguagem figurada porque a palavra gatinha é um animal e nao uma pessoa.
    ja a denotativa.
    .EX: voce é bonita! é a do dicionário porque a palavra bonita é uma palavra q se encontra no dicionário. espero ter ajudado vcs bjs!

  7. Gostei muita do texto a cima sobre denotação e conotação estava bastante em dúvida, e vai me ajudar bastante em minhas aulas de literatura.
    Obrigada

  8. denotativo :quando voçê diz algo com clareza;
    ex:o céu esta nublado

    conotativa:minha alma esta nublada

    denotativa:diz que esta com nuvens podendo chuver
    conotativa:que esta muito triste ou confusa;não ha uma clareza
    na fala.

  9. eu adorei tirei nota 10 na prova de portugues aprendi muito não sei por que vcs falarão tão mal deles em tão se vcs não gostou procure outro eu adorei um grande bjsssssssssssssssssss;……….ssss

    • gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!devemos respeitar os direitos dos outros;se vc não gostou beleza;,não precisa xingar pois isso fará parte de nossa evolução bjkas aos sstressados

  10. gostei achei que como ele escreve e da hora ele esproicou bem rapido e legivel ATE UM BURRO SABE LER ISSO DE NAO SABER E M+ BURRO QUE O NORMAL

  11. porcaria não achei oque eu precisava
    éh tão simples apenas colokar palavras
    conotativa e denotativa.. sóh não fica
    escrevendo um monte de coisas que os
    outros naum intende..Melhorar um pouco
    mais seria mto bom..

  12. boom eu queria saber o que significa as palavras conotativa e deconotativa mais nenhuma respostas que esta ai em cima naum respondam o que eu quero…!desculpa

  13. olha, eu pra ser sincera não gostei mt, precisava de coisas mais detalhadas, e pra inicio de conversa isso não e o q a professora disse, isso pra mim esta totalmente errado, mas não posso te julgar porq não sei mais q os professores! eu não gostei mt nãoo, tinha q ser mais detalhadoo ai, podia da uma melhorada nisso, mas não gostei mt não, queria pedir disculpas pela sinceridade, so q eu acho melhor fala na cara do q nas costas!
    Bjos *-*

  14. achei boa a explicação, mas acho que o trecho que está aqui tem que ser bom o suficiente pra pessoa se interessar no livro. Mas quem agrada a todos?

    • vai tomar no cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

  15. Olá, obrigado pelo comentário. De fato, o blogue apenas tem “pílulas”, pequenos trechos. Essa é a ideia. O conteúdo todo estará no livro, que deverá ser lançado no início de 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s