Criando e recriando na pregação

Criatividade na pregação tem a ver com o como a criativa Palavra de Deus é proclamada e aplicada.  Ela objetiva, além de colaborar na exposição de uma idéia ou conteúdo, obter e reter a atenção do ouvinte.  Antes que a Palavra de Deus possa provocar transformação no ouvinte (basicamente salvação ou santificação), é necessário que ele se interesse, ouça, escute, preste atenção, esteja predisposto, permaneça com o pregador. 

A proclamação da Palavra de Deus, além de correta e ortodoxa, deve ser veiculada com palavras vivas, embaladas com energia e vigor, gostosas de serem ouvidas e fáceis de serem entendidas.  Grindal diz que a linguagem da pregação precisa ser, se não eloqüente, pelo menos “interessante o suficiente para atrair os ouvintes… e verdadeira, para direcionar a atenção do ouvinte do pregador para a Palavra [de Deus]…”[i] Ou seja, a comunicação eficaz do Evangelho também passa em tornar a mensagem atrativa para os ouvintes.

A mensagem bíblica sempre é criativa. Ela cria – fé, salvação, vida santifica. A Palavra de Deus age, atua. Ela tem poder. A encarnação de Jesus, a mensagem suprema de Deus, foi colocada em termos de Palavra, de Verbo (cf. João 1).  Jesus é a proclamação e- e ação de Deus em favor dos seres humanos.

A criatividade é intrínseca à pregação. Através dela Deus continua criando hoje. Por isso, o pregador deve criar as condições adequadas para que a ação de Deus aconteça com todo o vigor possível na vida dos ouvintes. Através dele Deus quer falar com eles.


[i] Grindal, Gracia. Preaching the Word in Good and True Words.  Word & World, v. X, n.º 3, verão de 1990, pp. 237-246

Anúncios

2 opiniões sobre “Criando e recriando na pregação

  1. O irmão está correto. Este pretende ser o foco: a Bíblia é o fundamento e é o exemplo para a mensagem cristã. Reconheço que alguns formatos de sermão têm mais dificuldade em lidar com esta necessidade. (djj)

  2. De fato a criatividade é importante na pregação, mas não pode se tornar um fim em si mesma…alguns mostram criatividade, porém são ralos quanto ao conteúdo bíblico… a pregação precisa ser cheia da Palavra de Deus, cheia de Bíblia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s