Ventos de mudança

Vento de Mudança é o título em português de uma das baladas mais conhecidas da musigrafia do rock mundial – Winds of Change, gravada pela banda alemão Scorpions, em 1990.  “Ventos de mudança” sussurravam pela Europa quando o vocalista da banda, Klaus Meine compôs a canção.  Pouco tempo depois veio a derrocada da União Soviética e ela se transformou em uma espécie de profecia e ícone das mudanças políticas que se sucederam. 

O vento da mudança também sopra no território da Homilética.  Mesmo que eventualmente possa ser nada além de uma brisa suave. 

Houve vento de mudança em diversos períodos da história da pregação (como será indicado de passagem em outro capítulo).  O vento (na verdade, ventos) mais forte e duradouro começou a soprar nos anos 60 do século passado, especialmente nos Estados Unidos.  Ele recebeu vários nomes, mas ou mais conhecidos são Nova Homilética, ou Homilética Pós-Moderna.

Generalizando, este vento trouxe uma variada gama de novos elementos para dentro da teoria homilética.  Além de reafirmar técnicas criativas já grisalhas, trouxe novos formatos de sermão, como o sermão narrativo, o sermão história, e vários outros.

Uma das primeiras coletâneas – se não a primeira – destes formatos foi Pregação Experimental, publicado em 1973.[i]  Este livro mostra com clareza a mudança de paradigmas.  Uma mudança radical.  (djj)


[i] John Killinger, ed  Experimental Preaching. Nashville: Abingdon Press, 1973. Killenger publicou um segundo volume dois anos mais tarde: The 11 O’Clock News & Other Experimental Sermons. Nashville: Abingdon Press, 1975.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s