Os riscos da obviedade

Reduzido aos seus elementos essenciais, o sermão tem as três fases clássicas: introdução, desenvolvimento e conclusão.  Nota-se, portanto, que as introduções (e conclusões) são um ingrediente necessário de qualquer sermão (como de qualquer notícia, reportagem, redação, romance, filme). 

Parece óbvio demais que todo o sermão deve ter uma abertura e um fechamento.  É óbvio, sim.  Mas esta obviedade pode levar o pregador o não dar o devido cuidado ao seu planejamento e elaboração.  Ele pode, por exemplo, dar muito mais atenção à conclusão do que à introdução, julgando que esta não é tão importante assim; é um adendo apenas, ou vice-versa.  Quem sabe algumas palavras de saudação e o sermão está pronto para entrar em momento de fato “importante”: o corpo, o desenvolvimento.  Ou uma frase ou duas para recapitular o conteúdo do sermão e a conclusão está feita.  O foco deve estar no desenvolvimento.

Outra situação em que a obviedade das introduções pode afetar o sermão tem a ver com a previsibilidade ou a falta de variedade.  Ouvintes regulares de um pregador tendem a diminuir o nível da sua atenção se as aberturas dos sermões tendem a seguir uma mesma fórmula.  “Eu já ouvi isso tantas vezes!…” é o sentimento que levanta barreiras logo no início – ou no final. (djj)

Anúncios

Uma opinião sobre “Os riscos da obviedade

  1. ..quem sabe dizer o segredo de um bom sermão? Um sermão é mais sério que a gente pensa e que na maioria das vezes se pode oferecer, afinal o que é um sermão? Sermão é um discurso moralizante feito para admoestar, corrigir e edificar. Quem pode dar um sermão? Sermão qualquer um pode dar, mas nem por isso ele vai ser ouvido,vai desafiar, vai compungir, pungir e tocar o coração das pessoas. Esses dias procurei idéias criativas para sermões e achei tudo muito bonito, desde ilustrações até técnica de emocionar o ouvinte, mas para minha surpresa, nada encontrei sobre o preparo espiritual do pregador, nao achei nada sobre quantas horas de joelho para um bom sermão, quanntos jejuns, quantas vigilias e coisas desta natureza. Sai preocupado e ando preocupado com isso até hoje, pois a cada pregacao que ouço, penso que ela poderia ter me pungido e nao me deixado tão acostumado com meus defeitos. Antonio Toledo Neto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s