Respeito ao ouvinte

Ilustrações que ofendem o ouvinte ou o senso comum também têm seu efeito positivo prejudicado.  Uma ilustração com víeis racista se encaixa no grupo das histórias que devem ser evitadas. O mesmo vale para ilustrações que de alguma forma podem afetar a sensibilidade dos ouvintes (gênero, raça, idade, etc.). Elas não convencem porque ofendem. Elas são consciente ou inconscientemente rejeitadas.

Um pastor contou que resolveu ilustrar certo ponto do sermão usando a idade como referência.  Seu ponto de comparação começou mais ou menos assim: “Dizem que quando as pessoas envelhecem, a partir dos 60 anos, ficam cada vez mais teimosas. É o caso da senhora Maria… (Aqui ele contou uma história envolvendo esta senhora de 70 anos) A mesma coisa pode acontecer com cristãos.  Eles podem desenvolver a teimosia diante dos mandamentos de Deus. Eles não querem saber deles…”

Depois do culto, o uma senhora veio conversar com o pastor.

– Pastor, eu sou uma mulher idosa, com mais de 75 anos, e não me considero uma pessoa teimosa. Muito pelo contrário… E outra coisa: quero lembrar que o senhor já está com mais de 65 anos!…

O ouvinte também precisa ser respeito em sua intimidade, diz Craddock.  O pregador deve evitar o uso de eventos ou diálogos resultantes de um contexto de aconselhamento pastoral.  O que é privado deve permanecer assim, assim com o que foi dito em um contexto de sigilo.  Dificilmente uma pessoa conversará com o pastor se o conteúdo do diálogo tem chances de chegar ao púlpito no próximo sermão.  Até mesmo eventos de outros locais de trabalho do pastor devem ser utilizados com precaução.  Assim que os ouvintes verem que o pregador tem esta prática, eles evitarão compartilhar certos assuntos com ele, receosos de que irão figurar no púlpito do próximo (eventual) local de trabalho.  A regra geral deve ser a de utilizar apenas o material que é público.  Se não há risco de dor ou embaraço, ele pode ser compartilhado.[i] (djj)


[i] Craddock, Preaching, 207.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s