O sermão visionário

A quarta estrutura de sermão é a que Anderson chama de “visionária”.  É o sermão que “pinta um quadro” da verdade através das palavras.  Ele explica assim a imagem da pintura aplicada ao pregador visionário:

 

Assim como um pintor, o pregador visionário vive na intersecção da dedução e da afeição. Ele vem e coloca diante do ouvinte uma idéia principal, uma mensagem que irá mudar a sua vida. Ao contrário do pregador declarativo, contudo, esse pregador escolhe comunicar a sua mensagem por meio de uma poderosa visão de um futuro alterado sob o senhorio de Deus.  O pregador visionário pinta um quadro que irá trazer o ouvinte-expectador a um ponto de reconhecimento.  Tendo sido exposto à visão, o ouvinte precisa lidar com o que viu.[i]

 

O Sermão Visionário procura se enquadrar em um ambiente social pós-moderno.  Ele tenta levar a voz de Deus aos ouvintes através de uma atmosfera multisensória.  Palavras ainda estão presentes, mas o ouvinte é levado a uma experiência que vai além da mera recepção auditiva.  O pregador procura utilizar uma série de veículos como testemunhos, artes visuais, silêncios, objetos, cheiros e até mesmo expressões tácteis.

A “pintura” é planejada e preparada em um estilo dedutivo. Um texto bíblico precisa ser escolhido e compreendido. A idéia principal precisa ser encontrada. Todavia, o objetivo não é formular uma série de proposições, mas “expor” o ouvinte a um processo de resposta e interação.  A função do pregador é mais de criar maneiras para liberar a voz de Deus, e não de ser o portador dela.  Ele oferece formas tangíveis para que o ouvinte possa responder de forma ativa.  “O final do sermão deve oferecer uma visão do que como a vida pode parecer agora que vimos um quadro do que Deus quer. Agora sabemos o que iremos fazer.”[ii] (djj)


[i] Ibid., p. 219.

[ii] Ibid., p. 227.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s