Correlação no par Lei e Evangelho

Umas das formas de variar o uso de formulações de Lei e Evangelho é a correlação. O modo como o a Lei é pregada precisa ter a sua correlação bíblica de como o Evangelho é proclamado. Pode-se dizer que a mensagem bíblica pode ser comprimida em três grandes blocos de correlações: culpa e perdão, derrota e vitória, obediência e poder.
A Lei é um poderoso martelo de Deus para mostrar aos seres humanos a sua culpa sob o signo do pecado. Através dele, o Criador nos convence do pecado e da nossa incapacidade de realizar qualquer obra significativa para alterar a situação. Já o Evangelho garante o perdão de Deus e conforta a consciência. Ele anuncia o amor de Deus em Jesus Cristo, que absorveu toda a ira de Deus em relação ao pecado.
Em outro plano, a Lei não apenas acusa, mas também revela. Ela mostra a situação humana de vazio, ansiedade, frustração, carência por causa do pecado. Ela remove as máscaras que usamos para esconder a nossa verdadeira situação. Ela mostra a nossa miséria e derrota. De outro lado, o Evangelho anuncia que temos vitória, apesar do pecado. Para cada máscara que a Lei faz cair, o Evangelho mostra uma nova situação, uma nova vida. A vitória de Cristo é a vitória de quem crê nele como Salvador. Com ele, a vida passa a ter sentido, rumo.
A terceira correlação é obediência e poder. A Lei requer que continue a ser obedecida para que possa ter relevância na vida dos crentes. Essa busca por obediência é uma conseqüência da graça de Deus. Embora não seja necessária para a salvação, é necessária para a vida cristã diante de Deus. A Lei pode guiar, mas não concede a capacidade de realizá-la. Quem dá o poder para obedecer a Deus é o Evangelho. Ele não requer uma resposta obediente, mas a cria. Ele aponta para o poder que emana da obra redentora de Deus e para o poder que reside na Palavra e nos Sacramentos.
(djj)

Anúncios

Uma opinião sobre “Correlação no par Lei e Evangelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s