Você é criativo?

Conversando com um pastor sobre o trabalho no ministério pastoral, entrou em pauta a questão da criatividade. A certa altura, fiz essa mesma pergunta para ele. Ele pensou um pouco e disse:
– Sabe que não sei… Acho que nunca parei para pensar se sou ou não criativo. Posso até ser, mas acho que não me dou conta disso. Toco o meu nosso dia-a-dia independentemente de uma resposta positiva ou negativa. O que sei é volta e meia ouço falar sobre pessoas criativas que tiveram uma idéia brilhante e que agora ela afeta a nossa vida de alguma forma. Isso me faz pensar se os gênios transitam em um nível diferente do nosso. Eles é que são criativos.
Boa parte das pessoas tem uma resposta semelhante a esse pastor. Elas “tocam” a vida sem muita preocupação com a criatividade. E quando resolvem pensar sobre o assunto, é possível que fiquem ainda mais em dúvida sobre o que dizer quando se dão conta de que o mundo da criatividade é habitado por toda sorte de definições, teorias, testes, exercícios e mitos.
(djj)

2 opiniões sobre “Você é criativo?

  1. No primeiro dia da aula de Criatividade com uma abordagem acadêmica, durante meu mestrado na UFSC, fomos perguntados sobre como definimos criatividade. Cada um escreveu sua definição em um papel e entregou ao professor que comentou as mais diversas definições.

    Eu não me esqueço o que escrevi pois mesmo depois de passar pela cadeira, o conceito continuou fechando com a abordagem acadêmica:

    “… seguindo o conceito de Lavoisier sobre a lei de conservação das massas, eu diria que criatividade segue a mesma idéia com uma pequena modificação final: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se TRANSTORNA. Ser criativo, portanto, não está ligado apenas à genialidade que transforma toda uma visão ou significado das coisas no mundo, mas é também toda ação transformadora e trasntornadora de pequenos mundos, aqueles que cercam cada um de nós. Está, portanto, intimamente ligada ao aprendizado e ao ensino que constrói novos conhecimentos partindo de conhecimentos pré-existentes.”

    Essa idéia acima expressa uma conexão entre criar e o processo de ensino e aprendizado numa abordagem construtivista – acadêmica.

    Sempre que realizamos pequenas modificações em nosso mundo, improvisando, redimensionando, contornando as situações que nos cercam, estamos sendo criativos e produzindo transtornos na nossa realidade através de conexões, pontes entre o que já sabemos para um novo mundo.

    • Obrigado pelo post. Você está certo. Embora por questões de espaço eu não possa entrar nos meandros da criatividade, creio que é isso que tento dizer no capítulo 3, que trata dela em termos gerais. Oportunamente devo colocar mais alguns trechos. Abraços!

Deixe um comentário

