A pregação e suas interfaces

É possível levar a figura da “ponte” um pouco além. O significado que se torna o evento-Palavra no sermão é resultado de três partes interconectadas – como se fossem três vãos de uma mesma ponte. Existe a interconexão entre o texto bíblico e você, como pregador. Através de leitura, estudo, meditação, você capta a mensagem de Deus em determinado texto. Em seguida, a desenvolve e formata com clareza, objetividade, imaginação, criatividade, tendo em vista os ouvintes. Nesse processo, você passa por vários “diálogos”: a oração, o contato com pessoas, a leitura de um livro ou um jornal, a participação em um evento comunitário – todos acrescendo informações que podem ser incorporadas na mensagem.
Em seguida, acontece a interface entre você e o ouvinte. É o momento da entrega da mensagem. É um ato de comunicação grupal, mesmo que, eventualmente, largamente monológico. É a hora da liberação criativa e operativa da Palavra de Deus, cuja força está nela própria, através do trabalho de criação do Espírito Santo. (É importante lembrar que esta interface não acontece de forma isolada, como se existisse em um vácuo. Assim como você chega ao sermão através de uma série de diálogos, o ouvinte também passa por processo semelhante. Provavelmente ele já teve contato prévio com a Palavra de Deus. Ou com você. Todos estão inseridos em um contexto social, cultural, político, econômico que de uma ou outra forma emerge – ou deveria emergir – no sermão. Todos adicionam significados à mensagem. Você deveria estar ciente disto na preparação do sermão.)
Por fim, existe a interconexão entre o ouvinte e o texto bíblico. Esse é o exato momento do evento-Palavra. Através da Lei e do Evangelho, o ouvinte tem confrontada a sua realidade com a realidade da Palavra de Deus. Deus fala diretamente a ele. Sob a operação do Espírito, a Palavra acontece no ouvinte, e ele reage a ela de alguma forma.
(djj)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s