>> Sobre o livro

Trecho da Apresentação do livro:

Nós, pregadores, precisamos de ajuda. O meu livro quer ajudar a você, pregador. Pode ser que você acha que não precisa de ajuda. Ou tenha se acostumado a não precisar. Mesmo assim, sugiro que você continue a leitura. Talvez algumas afirmações, orientações, idéias, ou exemplos possam ao menos fazer você refletir brevemente sobre a sua função de mensageiro, de comunicador de Deus.

Para poder ajudar, o livro quer fazer pensar. Se você procura ser mais eficaz em seu ministério pastoral, é claro que você sempre avalia suas posturas e suas ações. Você vai encontrar muitos momentos em que provavelmente será levado a refletir sobre o seu trabalho – especialmente como pregador.
Mas o livro também quer ser prático. Orientações são oferecidas a todo o momento. Dicas surgem sistematicamente. Exemplos de sermões (normalmente trechos ou resumos) são dados, especialmente nos capítulos que tratam da variedade na pregação.
Talvez os componentes teóricos e práticos não contenham sempre novidades para cada pregador. O objetivo do livro não é esse. Ele deve ser visto, em primeiro lugar, como a tentativa de reafirmar a importância da criatividade e da variedade na pregação. A história bíblica e a história da homilética indicam essa importância de forma evidente.
Em terceiro lugar, o livro quer mostrar como essa ênfase pode se tornar uma realidade na sua vida de pregador e em seus sermões. Nenhum exemplo foi criado para o livro; todos derivam de modelos efetivamente utilizados por mim ou por outro pregador. Todavia, observe que não há nenhuma pretensão de apresentar modelos perfeitos, porque eles não existem.
Ainda no campo prático: os capítulos são relativamente independentes, permitindo, que você faça a leitura de forma aleatória ou que faça uma seleção deles. Se você, por exemplo, considera que os títulos dos seus sermões já são criativos, talvez esse capítulo mereça apenas uma olhada superficial. Mas antes de concluir que essa é a melhor alternativa, avalie se não seria útil ao menos repensar o assunto e considerar também outras opiniões e possibilidades.

(djj)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s