Pregando o gênero bíblico proverbial

d) Os provérbios bíblicos permitem uma série de possibilidades para que você exercite a criatividade e a variedade em termos de formatação da sua mensagem.
– Procure a unidade. Foi dito antes que nem sempre os textos do livro de Provérbios seguem uma unidade de pensamento. Mesmo que agrupados sob um tema comum, a conexão pode ser sutil ou inexistente. O estudo exegético-hermenêutico é importante para que você descubra como utilizar um conjunto de provérbios.
– Elabore séries. O fato do livro de Provérbios tratar dos mais diversos temas (humildade, preguiça, fofoca, etc.) permite que você elabore séries de sermão sobre diferentes assuntos abrigados por um tema geral. (Para detalhes sobre a elaboração de séries, veja o Capítulo 22.)
– Justaponha textos. O livro de Provérbios permite que você justaponha um ou mais textos para obter diferentes resultados criativos. A justaposição pode ser usada para fins de ampliação do sentido (por meio de paralelismo) ou contradição (por meio de paradoxo). Por exemplo: Provérbios 10.19 diz que “quem modera os lábios é prudente”. Já Provérbios 27.5,6 afirma que “melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto”. A combinação desses dois textos permite a abordagem complementares.
A justaposição também pode ser feita usando um provérbio bíblico e um de uso corrente. Em alguns casos, ambos orientam de forma positiva e o uso conjunto reforça o ensino. Em outros, um provérbio bíblico pode ser usado para denunciar ou refutar um provérbio humano. Por exemplo, o provérbio “tempo é dinheiro” pode ser avaliado à luz de Provérbios 11.28, que diz que “quem confia nas riquezas cairá”. (Veja o Capítulo 18 para mais detalhes sobre o uso de textos bíblicos justapostos.)
(djj)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s