Investindo em criatividade # 02

De volta ao jardim de infância

Crianças adoram brincar. E, brincando, a imaginar. Quando eu era criança tinha poucos brinquedos comprados. Mas não faltava um pedaço de pau que virava revólver, ou uma tábua com um prego e um barbante que virava um caminhão. Eu não tinha a roupa do Zorro, mas isso não me atrapalhava em me tornar o “justiceiro mascarado”. Um pedaço de pano amarrado no pescoço se tornava uma capa e um pedaço de pau comprido uma espada resolviam o problema. Você também deve se lembrar de alguns momentos imaginativos de sua infância.
Em seu livro Um “Toc” na cuca, Roger Von Noech narra um episódio no qual fica claro o mundo imaginativo das crianças:

Quando eu estava no meio do curso colegial, meu professor de inglês fez uma pequena marca de giz no quadro-negro… Ele perguntou à turma o que era aquilo. Passados alguns segundos, alguém disse: “É uma marca de giz no quadro-negro”. O resto da classe suspirou de alívio, porque o óbvio foi dito e ninguém tinha mais nada a dizer. “Vocês me surpreendem”, o professor falou, olhando para o grupo. “Fiz o mesmo exercício ontem, com uma turma do jardim da infância, e eles pensaram em umas cinqüenta coisas diferentes: o olho de uma coruja, um inseto esmagado e assim por diante. Eles realmente estavam com a imaginação a todo vapor.”
(djj)

Anúncios

Uma opinião sobre “Investindo em criatividade # 02

  1. Vale à pensar como o Bob, do fantástico Mundo de Bob [ http://www.youtube.com/watch?v=KFBMFE_eCWA ]…

    … isso significa dar inúmeras interpretações ao que se vê e ouve… ser criativo como uma criança é buscar respostas muitas vezes mais simples do que estamos acostumados.

    Crianças ou adultos já alfabetizados começam a atribuir valor e significado a todo tipo de coisa. Então um risco no quadro não possui um significa pré-atribuido… e isso deixa muita gente esperando que alguém outro então atribua esse valor.

    As crianças do jardim ainda não possuem essas “regras” e se dão ao luxo de imaginar coisas bem concretas a partir de um risco ou uma marca. Bem vindos ao “fantástico Mundo de Bob”!

    .el.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s