Os títulos da pregação

O título da pregação ou do sermão é a menor porção textual que o pregador utiliza para expressar a tese (idéia ou pensamento central/principal) da sua mensagem. É a “manchete”. Também pode ser chamado de tema ou preposição. Popularmente é chamado de “assunto”.
Elaborar bons títulos para os sermões é uma necessidade e uma arte a ser continuamente aprimorada na pregação. Assim como a capa de um livro ou a primeira linha de um anúncio, o título da mensagem deve (deveria) captar a atenção e, preferencialmente, indicar o rumo da mensagem.
Como pastor-pregador, eu já sabia da importância da importância desse cuidado. Mas creio que poucas vezes fui além do óbvio (tipo: Trabalhe pelo pão que é eterno ou Não tenha medo de testemunhar). Não que existisse algo errado ou absurdo com os meus títulos, pois sintetizavam bem a idéia central do sermão. A sensação que eu tinha é que eles eram mecânicos demais, previsíveis demais. Eles comunicavam a idéia, mas não chamavam a atenção, não apelavam para a imaginação. Somente fui convencido de que deveria prestar mais atenção aos títulos mais tarde, sentado em salas de aula do curso de Jornalismo, em cadeiras de redação e de marketing.
(djj)

Anúncios

6 opiniões sobre “Os títulos da pregação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s