Jesus, o Segundo Adão

Jesus como o segundo Adão é uma imagem pouco utilizada em pregações. Todavia, a comparação entre Adão e Cristo – feita por Paulo em 1 Coríntios 5 – oferece uma importante ferramenta para a proclamação de Lei e, especialmente, de Evangelho.
Paulo considera Adão “pai da humanidade” e diz que através dele o pecado entrou no mundo. A obra vicária de Cristo reverteu a destruição do relacionamento que existia entre o Criador e a criatura antes da queda em pecado.
O primeiro Adão causou a morte. O segundo Adão enfrentou essa morte e a venceu. O Adão do Éden introduziu o pecado para o mundo. O Adão do Getsêmani é o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29). O primeiro Adão foi o responsável pelo rompimento com o Criador. O segundo Adão é o agente de restauração e reconciliação. “Porque, como, pela desobediência de um só homem [o primeiro Adão] muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só [o segundo Adão], muitos se tornarão justos” (Romanos 5.19).
Obviamente, você precisa avaliar quando e como para falar de Jesus como o segundo Adão. É possível que a comparação não seja evidente para o ouvinte. Talvez ele até conheça alguns detalhes da história Bíblia do primeiro Adão, mas não o suficiente para que possa compreender a importância e a grandeza da obra vicária de Cristo. Talvez seja necessário indicar claramente os pontos de comparação entre os dois Adãos
djj

Anúncios

8 opiniões sobre “Jesus, o Segundo Adão

    • Obrigado. Estou retomando o “controle” do blogue após mais de dois anos sem posts. Em breve irei colocar mais maneiras de “enxergarmos” Jesus a partir da Bíblia. Elas estão no meu livro PREGAÇÃO CRIATIVA. Abs. e abençoada Natal no Deus Conosco.

    • Obrigado mesmo! Após mais de dois anos de inatividade, estou retomando aos poucos o blogue. Novidades já estão lá.
      Participe sempre que desejar. E Deus lhe abençoe hoje e sempre. Amém.

  1. gostei disso! E surpreendente qd buscamos aconhecer um pouco mais a biblia. Passamos a entender melhor os acontecimentos,q hoje refletem no nosso dia a dia.

  2. Essa passagem é pouco usada por conectar Paulo com concepções místicas do judaísmo, algo que a Igreja nunca pode suportar. Gênesis I:27 diz que o homem foi criado macho e fêmea, um ser andrógino, e isto é citado antes da criação do Adão de barro. A alma de Adão (o primeiro Adão) precedeu o corpo (segundo Adão). Paulo apenas vinculou o Adão preexistente com Jesus, mas chamou-o de segundo no sentido de que é um Adão além do homem comum, é um Adão puramente espiritual. Conectar Paulo com Gênesis é perigoso, visto que a mulher não é submissa ao homem, visto que a costela não é mais um símbolo de submissão/criação, mas um símbolo da divisão de Adão em macho e fêmea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s