> Livros 01: Pregação 360 graus

Dica de leitura 03

A dica de leitura de hoje é o livro em inglês 360 Degree Preaching – Hearing, Speaking, and Living the Word (algo como “Pregação 360 graus – Ouvindo, falando e vivendo a Palavra de Deus).
O autor é M307524ichael J. Quicke, professor de Pregação e Comunicação nos EUA. Foi publicado pela Baker Academic em 2003.
O livro tem dois grandes blocos. No primeiro, Quicke traz seis capítulos que podem ser vistos como uma espécie de “justificação e contextualização da pregação”. Ele aborda a origem da pregação e o seu papel na realidade atual. Um dos capítulos lida com a pessoa do pregador e o poder da Palavra.
No segundo bloco, o autor apresenta uma sistemática para a elaboração de um sermão. Ele a chama de “preaching swim” – algo como “pregação nadar”.
Segundo Quicke, o modelo procura replicar um nado rio abaixo. Ele procura fazer com que o pregador “pule” no rio da proclamação da Palavra de Deus e permaneça focado na energia e no movimento de Deus (no caso do rio, da água), na medida em que sua voz é liberada em uma pregação. Para tanto, ele aborda uma série de estágios do “nado semanal” que o pregador deve fazer – da exegese à entrega, além de discutir os formatos básicos de sermão.
A ênfase do autor é na formatação expositória da pregação, mas pode ser útil para outras formatações (tópico, textual, etc.). De qualquer forma, ele apresenta algumas ideias e sugestões que são inovadoras, criativas.

Trecho: “O pregador precisa usar a criatividade, limitada por uma exegese rigorosa, na medida em que trabalha as possibilidades de foco e função do sermão.” (pág. 159)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s