> Livro 14: Pregação pura e simples

Dica de leitura 03

Manuais homiléticos ou de pregação são comuns.  Alguns resistiram ao tempo e se tornaram clássicos. Um dos mais recentes (de 2005, com reedição em 2007 é o de Stuart Olyott – Preaching pure and simple.  Foi publicado pela Bryntirion, de Wales, Reino Unido.  Tem 192 páginas.

A proposta do autor é objetiva: indicar caminhos seguros e simples para a elaboração e entrega de sermões.  BoImagema parte dos temas tratados está presente em outros manuais.

Na Parte 1, Stuart comenta sobre “o que é pregação”.  Na segunda, a mais vasta e importante, ele lida com estes assuntos: Acuracidade exegética; Substância doutrinária; Estrutura clara; Ilustração vívida; Aplicação no alvo; Entrega que ajude o ouvinte a ouvir e entender; Autoridade sobrenatural.  Neste bloco, cada um dos capítulos traz uma série de três perguntas e/ou atividades práticas para complementação do estudo.

Na terceira e última parte, o autor traz um esboço de um método para a preparação de sermões e uma homenagem a um pregador já falecido, Hugh D. Morgan, que em suas pregações exemplificou os princípios detalhados no livro.

Trecho traduzido: “Muitos sermões hoje são como o badalar de um sino de um funeral.  O conteúdo é satisfatório, mas o coração do pregador nunca é visto.  Não existe risco de que tais pregadores um dia serão acusados de alarme falso ou fanatismo, pois não existe evidência de que algum tipo de chama está ardendo dentro deles” (pág. 153).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s