> Livro 16: Pregação narrativa

Dica de leitura 03

“O desafio da pregação contemporânea é embalar a mensagem [bíblica] que mantem a atenção e toque os corações dos que a ouvem – e, ao mesmo tempo, oferecer substância bíblica.”  Esta é uma das “chamadas” de capa do livro Preaching – The Art of Narrative Exposition, de Calvin Miller, publicado em 2006 pela Baker Books, dos EUA. São 386 páginas. 

ImagemO autor faleceu em agosto de 2012, aos 75 anos.  Membro da Igreja Batista, foi um professor, autor, conferencista de renome nos EUA.  Escreveu mais de 30 livros. Vários deles foram de “inspiração”,  poemas e romances de fundo religioso, especialmente a aclamada trilogia The Singer, na qual reconta a história de Jesus de forma alegórica e poética.  

Miller atuou como pastor, professor e autor.  Seu livro Preaching – The Art of Narrative Exposition (Baker Books, 2006, 286 págs.) logo se tornou um sucesso de vendas e amplamente reconhecido pela crítica especializada em homilética.

A ideia por detrás do livro é que a pregação cristã deve seguir o “método” bíblico: que seja narrativa e expositiva (como fica claro no subtítulo).  Todavia, boa parte dos princípios homiléticos abordados por Miller também se aplicam a outras formatações.

O livro pode ser considerado um manual homilético, embora não detalhado.  Na primeira parte, o foco é a exegese do texto bíblico.  Na segunda parte, o autor lida com a “montagem” do sermão.  E na terceira parte ele aborda a “entrega” da mensagem. 

Nota: O autor traz dois “apêndices” que somam a cerca de cinco dezenas de páginas – o que certamente não é comum.  Todavia, são úteis.  Primeiro, ele apresenta um posfácio, no qual recupera o seu livro Spirit, Word, and Story (Espírito, Palavra e História).  É uma síntese deste livro.  Já em um apêndice propriamente dito, Miller apresenta resenhas de alguns livros sobre homilética que se tornaram clássicos. 

Veja também o post https://creativando.wordpress.com/2013/01/12/livro-09-comunicando-a-palavra-na-primeira-pessoa/

Anúncios

Uma opinião sobre “> Livro 16: Pregação narrativa

  1. Pingback: > Livro 22: Pregação em primeira pessoa | > Creativando: Proclamando criativamente a criativa Palavra de Deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s