> Livro 26: A pregação e a moral

Dica de leitura 03

Existem sermões “éticos”?  David P. Gushee e Robert H. Long dizem que sim.  Eles são os autores do livro A Bolder Pulpit – Reclaiming the Moral Dimension of Preaching (em tradução livre: Um púlpito corajoso – Reivindicando a dimensão moral da pregação.  Foi publicado em em 1998 pela editora Judson Press, dos Estados Unidos.  Tem 204 páginas.

O termo “éticImagemo” se refere ao conteúdo do sermão, assim como se fala em sermão “evangelístico” ou “doutrinário”.  O propósito dos autores é assistir pregadores na preparação de sermões relacionados com a moral cristã, ou seja, a dimensão ética da mensagem cristã.  Eles justificam o livro dizendo que muito poucos pastores lidam adequadamente com a vida da Igreja, e que isto colabora com a péssima nutrição da igreja contemporânea e a erosão da autêntica moral cristã.

O livro tem dois blocos distintos.  No primeiro, com três capítulos, os autores discutem o que chamam de “método”.  É uma fundamentação teórica sobre a questão do “vácuo” moral na pregação contemporânea e de como ele pode ser revertido.  A proposta é que a Igreja tenha “pregadores de ética” e “pregação de ética”.

A segunda parte, e mais extensa, traz uma série de 18 exemplos de sermões que focam especialmente questões éticas.  Os autores procuram focar implicações morais de um de bíblico.  Alguns dos títulos: “A santidade da vida humana”; “A vocação do pai cristão”; “Sobre o isolamento do meio social”; “Relações raciais: uma perspectiva bíblica”; “Por que ser bom?”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s