Ilustrações # 01

Ajuste a tonalidade

Certas ilustrações podem conflitar com a pessoalidade ou até mesmo com um ponto de vista cristão. Isso costuma ocorrer especialmente com notícias que regularmente aparecem na mídia em geral. O jornalismo tem como característica essencial a busca em ser neutro ou imparcial. Mas você, como pregador, não pode. Você precisa se posicionar, pois é um mensageiro da Palavra de Deus. Quando isso acontece, uma opção é mudar a “tonalidade” da ilustração, ou seja, dar-lhe um caráter mas subjetivo.
Veja este exemplo fictício de uma nota de jornal:
A Editora (tal e tal) publicou recentemente um livro que defende o sexo fora do casamento. Seu título não poderia ser mais explícito: Como pular a cerca sem medo de ser feliz. O livro pretende ser um manual para que homens e mulheres tenham uma vida sexual de sucesso com outros parceiros, que não a esposa ou o esposo, sempre que desejarem. Segundo o autor (tal e tal), o objetivo é liberar homens e mulheres de fardos impostos pelas religiões e sociedades conservadoras.
Agora veja esta nota levemente modificada para os propósitos do sermão:
Um livro lançado recentemente pela Editora (tal e tal) mostra a que ponto chegamos em termos de liberalidade sexual. Para vocês terem uma idéia, o título é Como pular a cerca sem medo de ser feliz. O livro pretende ser um manual para que homens e mulheres tenham uma vida sexual de sucesso com outros parceiros, que não a esposa ou o esposo, sempre que desejarem. Ou seja, pagando 30 e tantos reais você encontra “orientações” de como desobedecer a Palavra de Deus.
(djj)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s